quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Feriado nos "States"

Pra quem gosta de day trade, como eu, feriado nos "states" o melhor é sair pra descansar por aqui. O volume fica uma merreca ...

PETROBRAS - Análise para 27 de novembro de 2008

Bom dia pessoal ...

Continuamos comprados no curtinhos e ainda vendidos nos mais longos ...

Compras nestes níveis tem risco maior ...

Abraços

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 26 de novembro 2008




Bom dia pessoal ...

BVMF ainda comprada nos curtinhos, mas já com sinais de cansaço. Como disse, preferia um fechamento acima dos 4,55. Como "não deu" , fica o ponto novamente como referência. Se superado volta a testar os 4,75 e desta vez pode ter mais fôlego pra buscar os 5,00 e se animar de verdade ... 5,38.

Mas voltando a realidade, que ainda é na lama, a perda dos 4,40 joga uma ducha de água fria no papel rumo aos 4,17 boca do GAP !!!

Bons negócios ...

PETROBRAS - Análise para 26 de novembro de 2008




Bom dia pessoal ...

Bem, as coisas não mudaram muito por aqui ...

PETR cumpriu o primeiro objetivo de curtinho, beirando os 20,00 e alíviou ... nada de "anormal" nisto. Mas pra coisa engrenar tem que superar estes 19,80, 19,90 de uma vez e seguir rumo aos 20,85 comentados aqui no último post. No curto estamos com um OCO em formação com "Neck Line" ou linha de pescoço passando na região de 18,60/18,70. Então é bom ter os olhos abertos aqui, pois se cortar (Ixi ... cortar o pescoço !?!?!?!) joga a briga na boca do GAP nos 17,85 já de olho no fechamento do mesmo ... que infelizmente é em cima do SUPORTÃO. Digo infelizmente, porque se vier a fazer este movimento demonstra fraqueza num ponto "perigoso", se é que vcs me entendem ...

Grande abraço

terça-feira, 25 de novembro de 2008

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 25 de novembro 2008




BVMF assim como a maioria andando bem ontem e já se aproximando de uma região importante de resistência (4,55 - nosso velho conhecido). E fechamento abaixo disto ainda não tira o papel da lama!

Se conseguir superar os 4,55 temos espaço para buscar os 4,75 e quem sabe 4,98 (pra não falar 5,00)

Mas nos longos papel ainda está pesado e o alívio mora longe, por enquanto, na casa de 6,20 o que nos dá muito espaço pra trabalhar posições mais curtas.

O perigo continua rondando a casa dos 4,00 e qualquer bobeada aqui abre a porta do desespero, pois atual canal de baixa tem linha inferior cortando a casa dos 2,00 (Deus nos livre!!!)

Pra quem tem papel em carteira e tempo disponível, giro com estratégia definida intra day pode ajudar bastante no sentido de abaixar o custo do mesmo. Este papel tem alta liquidez e excelente volatilidade o que contribui para este tipo de operação.

Abração e ótimos negócios.

VALE - Análise para 25 de novembro de 2008




Outro papel com bela alta ontem. Da mesma forma, apesar de vendido no diário tivemos um belo candle de reversão. Agora resta saber se o mesmo irá vingar.

Por isto mesmo que venha perder os 23,00 devemos ter cautelas nas vendas. E no momento, antes dos 22,40 não penso trabalhar vendas (Ponto que pode ir com certa facilidade na perda dos 22,90).

Isto, claro pessoal, depende do desenrolar do pregão. Por exemplo:

Caso abra babando, realizando e de cara formos na região dos 22,40/22,50 acredito que possa ser uma ótima oportunidade de compra. Ao invés disto, caso abra forte ou mesmo estável e fique ensebando pra escorregar na parte da tarde, já não acho que este seja um bom ponto de compra.

Mas continuando:

Pras compras ganharem força novamente, teremos que superar os 23,65 com espáço aberto rumo aos 25/25,10 atual divisor de águas para o papel.

Feio mesmo só se perder este suporte de semanal na região de 20,30

Abração e ótimos negócios

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PETROBRAS - Análise para 25 de novembro de 2008



Belo candle de reversão no gráfico diário, bem em cima do fundo anterior, podendo com isto desenhar um fundo duplo ... será ???

Vamos lá. Apesar da alta espetacular, nos longos ainda estamos vendidos. Mas nos curtos, intra day não. Nestes, nós já abrimos o dia no lado das compras e quem tentou vender contra, passou dificuldades ... O mercado foi subindo ... subindo ... subindo e fechou bem próximo da máxima.

Enquanto acima de 17,85, só da pra falar em compras. Mas se perder estes aí, bate na cara dos 16,90/17,00 suportão que se perdido a derretida continua sem dó nem piedade.

Apesar de azedar apenas abaixo dos 17,85, uma eventual perda dos 18,70 deixa um espaço interessante para vendas até a região de 18 contos ...

Pras compras ganharem corpo, temos que deixar os 19,30 logo pra trás e testar os 19,80. Estes sim um importante ponto, que se superado joga o papel nos 20,85 e quem sabe no divisor de águas do momento em 21,80 que podem mudar a atual "sina" do papel.

Mercado abriu cantando pneu ...

Bom dia ...

Mercado abriu cantando pneu, com GAP de mais de 5% em vários papéis ...

Será o sinal de reversão? Não tenho a mínima idéia. De qualquer forma, é muito melhor pra cima do que pra baixo né ???

Vou acompanhar e esperar fazer padrão melhor de entrada ... que pode eventualmente ser em níveis até superiores a estes que estão aí agora ...

Mas prefiro esperar por uma barrigada ...

Abração e bons negócios a todos

Chuva me tirou do ar ...

Bom dia pessoal ...

Me desculpem, mas a última chuva na região me deixou 48 horas sem luz ...

... então acabei tirando umas "férias" ...

Hj voltamos aos "posts".

terça-feira, 18 de novembro de 2008

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 18 de novembro 2008

BVMF

A coisa aqui vai devagarinho cumprindo os objetivos ...

Foi nos 4,80 e aliviou o pé do ascelerador ...

Ainda vendida e a perda dos 4,80 abre espaço pra 4,60 ... 4,50 e 4,28. Já de olho no suporte de diário nos 3,95.

Alívio por ora pode vir só acima dos 5,15 que pode jogar o papel na casa dos 5,50 pra ver o que que faz ...

Abração

VALE - Análise para 18 de novembro de 2008



VALE do Rio Doce (VALE)

Por aqui a coisa não mudou muito de figura. Os 25,05 continuam sendo a barreira (Resistencia) de curto. Chegamos perto, mas antes de superá-lo não tem conversa. Acima deles, como disse ontem temos 26,45 com parada técnica na barreira dos 26,00

Indicadores de curto comprados. Mas enquanto abaixo dos 25,05 a tendência não engata e vai lateralizando e perdendo força. A coisa fica preta novamente abaixo dos 23,30 com prega pra tentar segurar nos 22,90.

Caso contrário é ladeira ... e temos espaço rumo aos 20,20 (SUPORTÃO do diário)

Abração

Melhores Práticas para operar em Mercados Voláteis

A severidade do movimento do mercado – tanto para cima quanto para baixo – está dando, até mesmo para os mais aguerridos investidores, uma pausa. De um lado, você sabe que há muitas oportunidades no mercado. Por outro lado, você sabe o quão severo esse mercado pode ser caso sua estratégia se prove incorreta ou no tempo errado.

Então, o que um investidor pode fazer? Segue alguns passos para ajudar a acalmar os nervos e manter os trades em linha:

1. Mantenha sua estratégia

· Identifique logo no início o porquê está entrando ou saindo de um trade;

· Ter um plano de trades poderá ajudá-lo a não se levar pelas emoções e mantê-lo na linha de seu plano;

· Diversificação e um bom plano de alocação de ativos são cruciais para o sucesso;

o Não deixe que seu portfólio se torne super-concentrado devido à apreciação do mercado.

2. Opere posições menores do que o usual

· Entrar em posições maiores do que você está confortável, ao contrário de maximizar os ganhos, só aumentará os riscos;

· Considere entrar e sair de posições quando a volatilidade do mercado aumentar.

3. Considere usar ordens limite

· Hoje, a volatilidade do mercado produz fortes movimentos nos preços intaday. Identifique um preço de execução e coloque ordens limite, visando minimizar os riscos associados a esse forte movimento do mercado.

· Lembre-se que apesar da ordem limite permitir que você especifique um determinado preço, não há garantia de que este será executado, mesmo que o mercado atinha seu preço limite.

4. Opere na tendência

· A tendência pode ser sua amiga. Tentar atingir máximas ou mínimas raramente funciona em sua vantagem, especialmente num mercado movido a notícias.

5. Defina ordens condicionais (ordens de stop loss) – considere volatilidade vS. Preço

· Determine targets de lucro ou prejuízo e coloque ordens de stop, de ganho ou perda, ao entrar numa operação;

· Considere usar ordens de stop, analisando a volatilidade do papel.

6. Tenha uma atenção extra ao operar com margens

· Alavancagem é uma "faca de dois gumes". Quando o mercado está indo bem, o investidor tende a esquecer seu risco; quando o mercado vai mal, você pode perder tudo.

7. Quando estiver em dúvida, aguarde

· Nunca tenha medo de admitir para si mesmo que você simplesmente não faz idéia para onde o mercado está indo. Quando estiver incerto, apenas observar pode ser uma boa idéia.

· Assim como as ações podem subir para sempre, elas também podem cair. Este mercado de queda eventualmente irá terminar, mesmo que você não saiba exatamente quando.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PETR cozinhou o pato ...

Petrobrás hoje cozinhou o pato ... Pato ??? Que pato ???

Eu, ora bolas !!!

Mercado abriu "gapeado" em cima do suporte ... fez que ia cair, mas defendeu ... fez que subir e não andou ...

Este tipo de dia é aqueles que a gente gosta de apagar. Tenta uma e é "stopado" ... tenta duas e é "stopado" ... tenta três e é "stopado" ... e descobre que no final das contas o melhor seria não ter levantado e agradece pelo dia ter terminado.

Petr pra andar precisa vencer os 20,85 dando chance de testar os 21,80 e quem sabe animar e querer visitar os 23 ...

Mas como anda tudo bem pesado a perda dos 19,80, já comentadas anteriormente leva nova derretida no papel. Hoje tentou ... segurou, mas foi um teste rápido. Se a tropa vier vendendo com vontade não vai segurar não e aí podemos armar a barraca lá nos 17,80 pra ver o que acontece.

Boa noite a todos ...

PS.: O pato aqui ainda comprado ... que coisa !!!

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 17de novembro 2008



Bom dia pessoal ...
BVMF depois da queda na abertura da terça feira passada, teve volatilidade, mas não saiu muito do lugar ... Se perder os 5,04 vai testar novamente os 4,84 e depois segue ladeira rumo aos 4,50 e 4,00.
Alíviozinho vem acima dos 5,20, mas pra sair da bagaça e respirar tem que ganhar os 5,50 e com vontade pra tentar alguma coisa na regiao de 6,20.
Grande abraço

VALE - Análise para 17 de novembro de 2008



Bom dia pessoal ...
Vale do Rio Doce (VALE) passou comprada nos curtinhos, mas meio embolada e indecisa por aqui. Se congeguir superar os 24,60 testa os 25,05, que andam bem fortes por enquanto. Acima destes tem briga lá nos 26,45 onde pode-se libertar, com pit stop nos 26,00.
Pra baixo, o que tem sido mais comum, a perda dos 24,25 já empurra rumo aos 23,70 suporte importan te de curto prazo que se perdido derrete rumo aos 22,90. Daí pra baixo é perigoso, pois pode querer achar chão somente na casa dos 20,20/20,40.
Grande abraço

PETROBRAS - Análise para 17 de novembro 2008



Bom dia pessoal ...
Como foi o fim de semana ?
Voltando a luta do dia a dia.
Vamos lá:
Petrobrás tentou uma reação, mas acabou desenhando um “M” no intra day e passou o fim de semana vendido nos curtos, mas já cumprindo o primeiro objetivo do eixo do referido “M” em 20,50. A perda dos 20,40 joga o papel no teste do suporte mais forte em 19,80. Abaixo disto a bagaceira continua rumo aos 17,90 SUPORTÃO de diário.
Pra aliviar a coisa e sair deste atoleiro, no momento precisa vencer os 21,70. Pode dar um calor correndo para os 22,45 e 23,80. Mas da lama só sai mesmo, acima dos 25,70 !!! Aí sim os ânimos melhoram e vamos ter objetivos mais longos com definição de fundo no diário e quem sabe rompimento desta LTB que vem nos acompanhando há alguns meses.

Grande abraço

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

PETROBRAS - Análise para 14 de novembro 2008



Rapidinnnnnnn

PETR querendo livrar do canal de baixa dos curtos ...

Acima de 21,60 tem espaço pra buscar 22,80.

Hoje é véspera de vencimento de opções e os interesses são enormes ...

Mercado normalmente é volátil nestas datas, e como estamos super voláteis nos últimos tempos a sacolejada pode ser porreta!!!

Abaixo de 20,80 demonstra fraqueza e volta a querer testar os 20/19,80 onde decide a parada ...

Bons negócios (Me desculpem o "em cima da hora")

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

NOTA

Fala pessoal ...

Só reforçando:

O que posto aqui tem horizonte para o day trade (operações dentro do dia) ou no máximo um swing de dois três pregões, e são pontos que utilizo pra aplicar minhas estratégias. Elas são adequadas ao meu perfil e a minha disponibilidade de acompanhar o mercado.

Anguns pontos servem de referência pra prazos um pouco mais elásticos.

Estou falando disto, porque, acredito que cada pessoa tem objetivo diferente assim como disponibilidade de recurso variável.

Normalmente o que é bom pra um, não o é necessáriamente para outro.

Quando falo que determinada ação (que representa uma parte da referida companhia) está vendida, não quero dizer que tal cia. é ruim, ou anda mal das pernas, ou é um investimento que não vai dar certo, etc, etc, etc ... o inverso é verdadeiro, quando falo que está "comprada".

Aliás, apesar das ações estarem caindo, algumas empresas estão apresentando bons balanços e dependendo da estratégia de cada um, pode ser uma ótima oportunidade. Mas, afirmo novamente, isto é pessoal, e se quiserem trocar uma idéia a respeito, estou a disposição.

Grande abraço

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 13 de novembro 2008




Êêêêêêêêêê, infelizmente, sem perdão mesmo. Perdeu 5,40 e foi lá beijar os 5,15 e como já dito é onde ronda o perigo. Se perder é rumo aos 5,00 e depois aos 4,84 (já mencionados por aqui)

Alívio por ora, pode vir só acima dos 5,45 onde tenta um respiro buscando 5,60 e testa os 5,75

Longos continuam vendidos e os 4,00 já não estão tão longe ...

Grande abraço

VALE - Análise para 13 de novembro de 2008




VALE do Rio Doce (VALE) assim como Petrobrás, segue vendida nos curtinhos sentido a pressão dos tempos predominantes.

Próxima derretida vem se perder os 23,60 com objetivos em 23,15 e, como a volatilidade anda nas alturas, 22,50.

Alívio por aqui, acima dos 24,25, que tira o papel do caixote intra day e dá força pra buscar 24,80 e quem sabe 25,30 ??? Menos provável né ?

Mas como no mercado não existe certeza, vamos pensando nas possibilidades e colocando as "fichas" onde as probabilidades são maiores ...

Neste sentido, no momento, trabalho vendas, mas sou vira folha, e acima de 24,25 não fico vendido não !!!

Abração

PETROBRAS - Análise para 13 de novembro 2008


Bom dia pessoal ...

PETR segue derretendo sem a menor cerimônia e sem sinal de fraqueza (nas vendas) do movimento impulsionada pelos tempos mais longos ...

Como o movimento ontem foi "BRUTO" um pull back pode acontecer, mas antes de 22,40 não muda nada e a VENDA continua sendo trabalhada.

Com objetivos de curto já cumpridos se vier "rasgando" próximo suporte é na barreira dos 20 reais (19,80), mas com certeza já de olho no SUPORTAO dos 17,90. No meio do caminho uma região que pode ter defesa é a dos 19,00

Bons negócios

Saúde e paz

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Boa noite ...

... pessoal !!!

Chegando em casa só agora.

Hoje teve palestra depois do pregão, ministrada pelo "Tio Patinhas", vulgo Ricardo Reis (Parabéns Old)

Como tô meio cansadão, deixo as postagens para amanhã ...

Passou tudo vendido sem sinal de refresco por enquanto. Entretanto, vários objetivos já cumpridos ...

Abração e boa noite

terça-feira, 11 de novembro de 2008

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 12 de novembro 2008










Boa noite pessoal ...

BVMF (BMF BOVESPA) continua seu martírio no canal de baixa do diário, ou seja pra posições ainda não mostrou a cara ...

Já nos curtinhos, rasgou uma LTB e deu ânimo. Acima de 5,75 tenta uma graça em 5,90 (parece pouco, mas já são 3%) e mira o teste dos 6,20. Se superar este ganha fôlego rumo aos 6,55 já de olho nos 7 novamente !!!

Pra baixo, só desarma figura altista abaixo dos 5,40 e aí pode querer ir testar os 5,15 onde mora o perigo. A perda deste deixa o papel meio sem chão. Tem suportes "meia bomba" em 4,84 e 4,40.

VALE - Análise para 12 de novembro de 2008




Boa noite pessoal ...

Vale do Rico Doce (VALE) andou de sobressaltos não dando grandes chances pros "daytradistas" ... Abriu em GAP ... fechou o GAP antigo e cozinhou o galo, ficando rebatendo meio que de lado praticamente o dia todo. Saiu do caixote do "intra day" fechando o gap da manhã mas com um movimento bem expressivo e voltou pro ping pong dos 25/26 comentados aqui ontem. Por aqui acho que tem que ficar meio de bunda na parede até o papel definir ...

Acima dos 25,95/26 abre espaço pros 26,50 e acima deste mira os 28,35 com "pit stop" em 27 ... Os 28,35 libertam a fúria dos comprados !!!

A tendência mais longa continua de queda, mas já com um certo "arredondamento" deste "fundo". Então vendas talvez só "valham" a pena abaixo dos 24,30. Testa 23,75 direto e se perder é ladeira com objetivos imediatos em 22,92 e 22,10.

Grande abraço

PETROBRAS - Análise para 12 de novembro 2008




Boa noite pessoal ...

PETR (Petrobras) apesar de vendida defendeu muito na região dos 23 ... tentou perder este ponto várias vezes no dia mas não quis saber de sair do "pit stop" não e os 22,20 ficaram mais longes, mas ainda na mira. Movimento de fim do dia tirou o papel do "status de vendido", mas ainda não chegou a abrir compras.

No momento papel só anda acima dos 24,20, mas com resistência logo de cara nos 24,45. Acima deste, ganha fôlego pra testar novamente os 25 e a resistência mais importante do momento nos 25,70/25,80 região que liberta e volta dar "calor nos vendidos"...

Mas enquanto não rompe pra cima de vez, sempre alerta pra vendas e abaixo dos 23,55 sinal amarelo novamente ... pode voltar pro caixote que fez hoje entre 23 e 23,60 mais ou menos ... Dentro dela perdemos tendência de curto e não andamos pra lugar algum ... Se perdê-la, entretanto, alvo em 22,20 (preguinha ameaçada ...)

Grande abraço

VALE do Rio Doce- Análise para 11 de novembro 2008




Depois de praticamente cumprir objetivo de alta nos 26,50, VALE (Vale do Rio Doce) também perdeu o status de compras nos curtos e só retorna a ele acima dos 25,95.

Também sem venda definida, pode ficar meio de lado entre 25 e 26. De olho nos 24,90, pois a perda destes podem pesar o papel, o jogando para o fechamento do GAP em 24,30 e ao importante teste do suporte nos 23,75. Estes se perdidos faz papel jogar a toalha, que ascelera rumo aos 23 ...

Abração

PETROBRAS - Análise para 11 de novembro 2008




PETR (Petrobrás) sentiu o peso dos 24,80 ... até se esforçou mas não conseguiu cumprir objetivos acima.

Perdeu o "status de compra" nos curtos e só volta pra estas bandas, no curtinho, acima dos 24,35, que uma vez superado, volta a testar a muralha dos 24,80/25.

Mostrando sinal de cansaço e com os mais longos ainda vendidos (no diário só alivia venda com fechamento acima dos 25,70!)a bagaça pode ir pro brejo abaixo dos 23,45 ... Abaixo deles o objetivo passa a ser 22,20 com pit stop em 22,90. A perda dos 22,20, importante suporte no momento, é muito ruim pro papel e caso ocorra joga papel na lama novamente rumo aos 21,10...20,00 e amanhã tem mais ...

Grande abraço e ótimos negócios ...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

VALE - Análise para 10 de novembro de 2008




Vale passou vendida nos curtos já cumprindo o primeiro objetivo desta queda em 24,30. Próximos objetivos em 24,10 e 23,50. Este se perdio volta azedar e cheirar mal rumo ao 20,24 com pit stop em 23...

Para aliviar o peso das costas e voltarmos falar em compras tem que superar os 25,15. Aí pode ir fechar o GAP em 25,76 e tentar ir testar 26,55

Acima de 27 este papel fica muito interessante, mas pra falar em alta com consistência, só acima dos 28,35

Grande abraço e ótimos negócios ...

PETROBRAS - Análise para 10 de novembro 2008



Bom dia pessoal ...

PETR segue comprada nos curtinhos, apesar da porrada que tomou no finalzinho do pregão de sexta feira ...

Pra andar tem que superar os 24,00. Acima dele busca 24,46; nosso antigo 24,80 e 25,21 (de olho no teste dos 25,68 número que libera para voôs maiores)

Por outro lado, se vier perder 23,20 corre rápido rumo aos 22,68 e 22,20. Neste ponto já mira o nosso também antigo suporte em 20,10

Abraços e uma ótima semana a todos

sábado, 8 de novembro de 2008

Bolsa de Valores, um cassino ???

Bom dia pessoal, nos últimos tempos tenho ouvido isto demais!!!

Na realidade, sempre ouvi, porém, com a queda acentuada e as perdas apresentadas, mais pessoas retomaram esta ladainha...

"A bolsa é um cassino ..."
"A bolsa é manipulada ..."
"Operar na bolsa é jogo..."

e por aí vai ...

Entendo que onde há fumaça há fogo e com certeza existe a possibilidade e facilidade do comportamento de um investidor, trader, operador no mercado acionário, enveredar para o jogo. Não é difícil que isto aconteça e devemos nos policiar para que não aconteça.

Porém este comportamento não deve contaminar a opnião, nem manchar o papel que a bolsa de valores desempenha.

Uma das formas de tentar reverter esta visão é instruindo, informando, para que as pessoas tomem conhecimento da real função da bolsa de valores.

Navegando, achei este texto, no Portal do Investidor, vale a pena lê-lo:

Funções das Bolsas de Valores

"Os mercados de capitais são mais eficientes em países onde existem bolsas de valores bem estruturadas, transparentes e líquidas. Para que elas desempenhem suas funções, o ambiente de negócios do país tem que ser livre e as regras claras. Nestes contextos, as bolsas podem beneficiar todos os indivíduos da sociedade e não somente aqueles que detêm ações de companhias abertas. Veja, a seguir, quais são os benefícios gerados pelas bolsas de valores para a economia e a sociedade como um todo:

Levantando capital para negócios - As bolsas de valores fornecem um excelente ambiente para as companhias levantarem capital para expansão de suas atividades através da venda de ações, e outros valores mobiliários, ao público investidor. Para entender como funciona o processo de capitalização de uma empresa através da distribuição pública de ações clique aqui.

Mobilizando poupanças em investimentos - Quando as pessoas investem suas poupanças em ações de companhias abertas, isto leva a uma alocação mais racional dos recursos da economia, porque os recursos - que, de outra forma, poderiam ter sido utilizados no consumo de bens e serviços ou mantidos em contas bancárias - são mobilizados e redirecionados para promover atividades que geram novos negócios, beneficiando vários setores da economia, tais como, agricultura, comércio e indústria, resultando num crescimento econômico mais forte e no aumento do nível de produtividade.

Facilitando o crescimento de companhias - Para uma companhia, as aquisições e/ou fusões de outras empresas são vistas como oportunidades de expansão da linha de produtos, aumento dos canais de distribuição, aumento de sua participação no mercado etc. As bolsas servem como um canal que as companhias utilizam para aumentar seus ativos e seu valor de mercado através da oferta de compra de ações de uma companhia por outra companhia. Esta é a forma mais simples e comum de uma companhia crescer através das aquisições ou fusões. Quando feitas em bolsas, as aquisições e fusões são mais transparentes e permitem uma maior valorização da companhia, pois as informações são mais divulgadas e há uma maior interação dos agentes envolvidos, tanto compradores quanto vendedores.

Redistribuindo a renda - Ao dar a oportunidade para uma grande variedade de pessoas adquirir ações de companhias abertas e, conseqüentemente, de torná-las sócias de negócios lucrativos, o mercado de capitais ajuda a reduzir a desigualdade da distribuição da renda de um país. Ambos os investidores - casuais e profissionais - , através do aumento de preço das ações e da distribuição de dividendos, têm a oportunidade de compartilhar os lucros nos negócios bem sucedidos feitos pelos administradores das companhias.

Aprimorando a Governança Corporativa - A demanda cada vez maior de novos acionistas, as regras cada vez mais rígidas do governo e das bolsas de valores têm levado as companhias a melhorar cada vez mais seus padrões de administração e eficiência. Conseqüentemente, é comum dizer que as companhias abertas são mais bem administradas que as companhias fechadas (companhias cujas ações não são negociadas publicamente e que geralmente pertencem aos fundadores, familiares ou herdeiros ou a um grupo pequeno de investidores). Os princípios de governança corporativa estão, cada vez mais, sendo aceitos e aprimorados.

Criando oportunidades de investimento para pequenos investidores - Diferentemente de outros empreendimentos que necessitam de grandes somas de capital, o investimento em ações é aberto para quaisquer indivíduos, sejam eles grandes ou pequenos investidores. Um pequeno investidor pode adquirir a quantidade de ações que está de acordo com sua capacidade financeira, tornando-se sócio minoritário (mesmo tendo participação percentual ínfima no capital da companhia), sem que tenha que ficar excluído do mercado de capitais apenas por ser pequeno. Desta forma, a bolsa de valores abre a possibilidade de uma fonte de renda adicional para pequenos poupadores.

Atuando como Termômetro da Economia - Na bolsa de valores, os preços das ações oscilam dependendo amplamente das forças do mercado e tendem a acompanhar o ritmo da economia, refletindo seus momentos de retração, estabilidade ou crescimento. Uma recessão, depressão, ou crise financeira pode eventualmente levar a uma queda (ou até mesmo uma quebra) do mercado. Desta forma, o movimento dos preços das ações das companhias e, de forma ampla, os índices de ações são um bom indicador das tendências da economia.

Ajudando no financiamento de projetos sociais - Os governos federal, estadual ou municipal podem contar com as bolsas de valores ao emprestar dinheiro para a iniciativa privada para financiar grandes projetos de infra-estrutura, tais como estradas, portos, saneamento básico ou empreendimentos imobiliários para camadas mais pobres da população. Geralmente, esses tipos de projetos necessitam de grande volume de recursos financeiros, que as empresas ou investidores não teriam condições de levantar sozinhas sem contar com a participação governamental. Os governos, para levantarem recursos, utilizam-se da emissão de títulos públicos. Esses títulos podem ser negociados nas bolsas de valores. O levantamento de recursos privados, por meio da emissão de títulos, elimina a necessidade (pelo menos no curto prazo) dos governos sobretaxarem seus cidadãos e, desta maneira, as bolsas de valores estão ajudando indiretamente no financiamento do desenvolvimento."



Grande abraço

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Descupa ...

Bom dia pessoal ...

Descupa, mas hoje "faiô" !!! Não tive tempo de postar análises ... vamos lá !!!

Mercado abrindo com futuro pra cima ... Mais GAP aí ...

Eu ainda cabreiro com as compras ...

E temos bastante volatilidade. Então é esperar o mercado mostrar a cara e tentar entrar na tendência.

Abração

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

USIMINAS - Análise para 06 de novembro 2008



Bom dia pessoal ...

USIM5

Vendido no diário, papel voltou a ganhar venda nos curtos logo na abertura e segue vendida, podendo ter um alívio acima dos 26,50 onde tenta um gás até 27,40. Porém enquanto abaixo dos 28,00 nada feito e abaixo dos 25,85 temos espaço até 24,85 e 24,25 com provável pit stop em 25,25.

Cheirinho nada bom por aqui ...

Grande abraço

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 06 de novembro 2008



Bom dia pessoal ...

BVMF perdeu mesmo os 6,66 e já foi logo cumprindo os 6,00 praticamente fechando o GAP. Com a perda destes 6,00 já temos endereço em 5,64. E ainda temos mais GAPs pra baixo. Então já de olho nos 5,23. Êêêêêêêêêêêêêta bagaceira !!!

Tenta um "traquinho" de alívio acima dos 6,22 onde busca 6,50. Por ora, o cheiro só melhora acima dos 6,95 ...

Grande abraço

VALE - Análise para 06 de novembro de 2008



Bom dia pessoal ...

VALE também perdeu o canal de alta nos curtos e anunciou antes de PETR ...

Perdeu o canal, perdeu o suporte, fechou o GAP sem cerimônia e não parou por lá ... Continuou derretendo ...

E fechou o "after" já cumprindo os objetivos da realizada na casa dos 25,30. Já atingimos região de defesa/suporte, e passamos a mirar os 24,70; 23,70 e 23,20. Este suporte (23,00) que ainda deixa boas esperanças para o papel e se lá for devemos ter briga boa.

Estamos querendo andar de lado por aqui e pra sair desta chatice só acima dos 27(*) ... antes disto nada feito e o perigo fica rondando ...

Como o intervalo está grande e temos muita volatilidade, antes dos 27, nos 26,60 já dá pra botar umas fichas. Pois, se aí for, muito provavelmete teremos o teste dos 27.

Grande abraço


* ou abaixo dos 23 :-((

PETROBRAS - Análise para 06 de novembro de 2008



Bom dia pessoal ...

PETR com jeitão de TOPO no diário o que torna esta região de 25,70/25,80 muito interessante. Prestem atenção nela !!!

Papel mostrou sinal de cansaço nos curtos ao não conseguir cumprir objetivos após 25,55. Com a "fraqueza" a perda dos 24,80 jogou de fato o papel nos 24,00 onde achou suporte (pelo menos por ora). No after, assim como acontecera anteontem, papel foi no limite da variação (2%), só que desta vez para baixo.

De comprado para vendido nos curtos, com o peso de venda nos mais longos e perda do nosso canal de alta que vinhamos surfando. A perda dos 23,90 deixa caminho aberto para testar o próximo suporte em 23,00. Se perder embala rumo aos 21,90 e 21,10. Por aqui que mora o perigo. A perda desta região (em torno dos 20,75) desarma a figura de reversão de médio prazo (diário) ... OBS.: Neste tempo gráfico (diário) temos chance de montar um OCOi ...

Voltando aos curtinhos, a coisa volta a melhorar acima dos 24,80, onde o papel animando novamente, ganha força para testar a barreira dos 25,60/25,70 e tentar cumprir os 26,30.

Grande abraço

terça-feira, 4 de novembro de 2008

USIMINAS - Análise para 05 de novembro 2008



Boa noite pessoal ...

USIM, como tudo, apesar de um final mais morninho querendo perder eixo do "M" de curto prazo, reagiu bem no "after". E seguimos comprados. A ruptura dos 29,45 nos leva a testar novamente os 30,25; 30,70 e 31,35. Este se vencido deixa as portas escancaradas para irmos fechar GAP em 37,70 !!!

Já a perda do eixo do "M" em 28,63 leva papel a testar os 28,00, podendo ascelerar pra fechar o GAP (putz !!! tem GAP pra tudo quanto é lado!) já de olho nos 27,30



Abração

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 05 de novembro 2008



Boa noite pessoal ...

Como vc bem disse, "Vlad", bateu mesmo na porta dos 7 reais. Objetivo praticamente cumprido e sem sinal de refresco por enquanto. Apesar da tendência de queda nos mais longos (tô ficando chato com isto), seguimos compradaços nos curtinhos e acima dos 6,94 a briga vai pros 7,16 mesmo.

Por outro lado, abaixo de 6,66 ("the number of the beast", pra quem gosta do Iron Maiden !!!) a coisa começa a melar e vai testar os 6,50 onde decide. Se pra baixo for, o buraco é tentar fechar o GAP em 5,95.

Abração

VALE - Análise para 05 de novembro de 2008



Boa noite pessoal ...

VALE também aproximou bem do teste do útlimo topo de diário. Mas por enquanto transitando dentro de um canal de alta que pode levar até lá ... e o suporte de curto fica na região de 27,30. A perda deste pode colocar areia no caminhão e querer ir fechar GAP dos 26,20.

A arrancada no diário vem quebrando nossas LTB e armando um pivot altista. Temos os 29,15 para serem testados e uma realização a partir deste ponto não será surpresa.

Por ora, o curtinho segue firme na compra, sem sinal de refresco. E acima dos 28,35 temos 28,80, os já falados 29,15 e 29,50.

Abração

PETROBRAS - Análise para 05 de novembro de 2008



Boa noite pessoal ...

PETR segue firme comprada nos curtos e com objetivo na casa dos 26,30, caso supere os 25,55 (pelo comportamento do AFTER, isto vai ser barbada né ?) por onde passa a linha superior do canal de alta. Acima disto temos os 27,30 pra fechamento de GAP e quem sabe 29 ...

Volatilidade continua nas alturas. Os curtos andam contaminando os tempos mais longos, tentando reverter a tendência de queda predominante.

A coisa só começa a mudar de figura se perder os 24,80 o que leva o papel a buscar/testar novamente 23,90/24. Este sim se perdido entorna o caldo e a gente pode ir visitar novamente os 22,85 com pit stop na mínima de hoje na região dos 23,50.

Bom descanso e grande abraço.

VALE - Análise para 04 de novembro de 2008

Bom dia pessoal ...

VALE não quis saber de refresco não e seguiu firme rumo aos 27 ... A princípio uma resistência bem importante. Acima dela temos 29,15 e 31,87.

No momento sem sinal de fraqueza nos curtos, mas sinal amarelo já ascende na perda dos 26 ... e se vier a perder 25,50 deve buscar os 24,60.

Com pivot altista armado no diário, no momento a figura só desmonta na perda dos 23,00

Grande abraço

BVMF - Análise para 04 de novembro de 2008

Por aqui a coisa meio que estacionou, tentando desenhar um TOPO no diário mesmo, na região de 6,08 ... Traduzindo: Só volta a andar acima destes ... tenta buscar 6,50 e quem sabe 7,00 ... Vamos lembrar que a briga é nos 7,16, número que libera o papel.

Pra baixo ascelera se perder os 5,50. Aí vamos lamber a região de cinco reais com uma provável defesa em 5,25 (região de fechamento do GAP)

Abraço

PETROBRAS - Análise para 04 de novembro de 2008

Bom dia pessoal ...

Por aqui sem muita novidade. Não conseguiu superar os 23,90 ainda e também apesar de ter "vendido", não perdeu os 22,40. Então acabamos ficando num lateral meio extenso, mas que para os padrões atuais de volatilidade não definiu para onde ir.

Fraqueza neste ponto pode determinar TOPO no diário ...

Hoje o mundo assiste a eleição norte americana, e isto pode ser mais interessante do que o pregão ... já que mercado temos todos os dias mesmo !!!

Os pontos continuam os mesmos de ontem:

http://ploober.blogspot.com/2008/11/petrobras-anlise-para-03-de-novembro-de.html

Abração

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BVMF3 BMF BOVESPA- Análise para 03 de novembro 2008



Bom dia pessoal ...

BVMF3, também já cozinhando o galo nos curtinhos, a perda dos 5,64 já preocupa, pois leva ao teste dos 5,50 que é melhor não ser perdido. Por aqui, se este for perdido demonstra fraqueza e novamente volta querer lamber os 5 contos com pit stop no fechamento do GAP em 5,36.

Por outro lado, o galo sendo cozido também pode ser bom, pq quanto mais tempo ficar de molho, mais forte costuma ser o próximo movimento. E se conseguir romper os 6,08 vamos rumo a 6,42 e 7,00. Aí sim a resistência é forte.

Abraços

VALE - Análise para 03 de novembro de 2008



Bom dia pessoal ...

VALE, apesar de ter conseguido cumprir 25,00 com uma certa folga, mostrou uma certa falta de fôlego para fechar o antigo GAP dos 26,40 e vai arredondando na região ... Com um "M" ou topo duplo armado no curtinho, a perda dos 25 (24,98) joga o papel no próximo suporte na região dos 23,85 onde decide, devendo ter um "pit stop" na região dos 24,50.

A perda dos 23,85 deixa a coisa mais feia, voltando a predominar as tendências mais longas (diário e semanal). Neste caso os endereços passam a ser 23,00 e depois ascelera com direito a dor de barriga e tudo mais rumo aos 21,60 e até o nosso suportão de diário em 20,24 (não creio muito nisso, e a região de 23 pode vir a ser uma ótima região de compra... será ???)

Olha eu misturando "axismo" com análise gráfica ... heheehehe ... sou humano. Talvez seja o meu maior problema !!!

Volta a mostrar força acima dos 25,70, desde que não seja com GAP de abertura (opinião sentimental também) e aí sim rumo aos 26,40 e a fote resistência dos 27.

Abração

PETROBRAS - Análise para 03 de novembro de 2008




Bom dia pessoal ...

E o mês de outubro se foi ... ficará para a história como "outubro negro"

PETR, continua sua escalada, comprada nos curtos, agora depois de alguns objetivos já cumpridos, mira os 25,00 para fechar o GAP. Para isto precisa vencer o último topo em 23,90 o que pode ser uma tarefa árdua ...

Ainda sem sinal de fraqueza evidente, mas já danda para ser desenhada uma "pá de ventilador", o gás pode dar sinal de ter evaporado com a perda de 22,40. Abaixo disto começa a bambear e os 21,90 no momento são o principal suporte. A perda dele leva o papel a testar novamente a barreira dos 20,00 (20,10) que se perdida joga por água a baixo toda subida da semana passada ...

E ainda estamos com tendência de queda nos tempos mais longos ...

Bons negócios a todos. Uma ótima semana, paz, saúde e muita alegria.